Conecte-se com nossas redes

Nas águas

Baianos nas finais do Mundial de Bodyboard

Gabriel Braga e Uri Valadão lideram suas chaves e garantem presença na próxima fase

Publicado

em

O jovem e talentoso baiano Gabriel Braga parece estar em casa nas Ilhas Canárias. Não só ele como o experiente Uri Valadão, campeao mundial de bodyboard em 2008. Eles já garantiram vagas antecipadas na sexta fase do Mundial de Bodyboard. As ondas do Fronton estão entre as mais icônicas do circuito mundial de bodyboard e mostraram a melhor face nesta quarta-feira (16), proporcionando condições perfeitas para o início da batalha pelo título mundial.

Com mar limpo, sem vento e ondas ideais para tubos e manobras radicais, o público pôde presenciar performances incríveis, incluindo as maiores pontuações do evento até agora.
Gabriel é o terceiro do ranking mundial e Uri está em quarto lugar. Eles nao tem mais chance de titulo mundial, mas podem fechar a temporada como campeões em Gran Canária. “Esse ano ta sendo massa. Amanhã ou sábado deve rolar o Round 5, que é que é como se fosse uma repescagem, né? E a gente aguarda esse round para ter um novo sorteio com os encaixes das baterias do Round 6”, disse Uri em entrevista ao ArenaLivre.com

A tão esperada disputa no masculino teve início com a participação do bicampeão mundial Pierre Louis Costes, da França, e do jovem talento local, Armide Soliveres, que lidera o ranking da temporada. Soliveres, com apenas 21 anos, está à beira de se tornar o primeiro espanhol a conquistar o título mundial de bodyboard, enquanto Costes precisa vencer o evento para reivindicar a coroa. O ambiente no Frontón King, localizado na costa de Gáldar, nas Ilhas Canárias, estava repleto de energia e expectativa.

Mesmo em uma rodada não eliminatória, a tensão no ar era palpável. Costes, que é uma das grandes referências do bodyboard mundial, brilhou em sua primeira apresentação com um aéreo 360º, uma das manobras mais difíceis do esporte, deixando claro que está determinado a lutar pelo título. Soliveres, por sua vez, demonstrou muita inteligência tática, utilizando a prioridade para garantir o segundo lugar em sua bateria, avançando diretamente para a sexta rodada.

Armide Soliveres é uma potência em seu País e tem a oportunidade única de fazer história ao se tornar o primeiro espanhol campeão mundial, e está competindo contra um ídolo que ele acompanhava desde criança. Costes reconheceu a importância do momento, afirmando: “Competir aqui no Frontón, que já me deu os melhores momentos da minha carreira, e disputar o título contra um canário que pode ser o primeiro espanhol campeão mundial, parece algo mágico. Independentemente do que acontecer, vamos escrever um belo capítulo para o nosso esporte.”

Além da disputa entre Soliveres e Costes, o evento viu atuações brilhantes. O chileno Moisés Silva, que lutou pelo título até a penúltima etapa em Portugal, fez sua estreia com um desempenho memorável, conquistando a primeira nota 10 da competição com um aéreo reverso executado com perfeição. Combinado com um segundo 9, Moa alcançou o maior somatório do evento até agora, um impressionante 19.00 pontos.

Outros grandes nomes também avançaram direto para a sexta rodada, incluindo o peruano Micheel Yancce, atual campeão mundial júnior, e o francês Amaury Lavernhe, que vive em Gáldar. Os baianos Uri Valadão e Gabriel Braga, além do sul-africano Tristan Roberts, também se destacaram garantindo suas vagas antecipadamente na próxima fase.

O Frontón King vai ficando cada vez mais quente em Gran Canária e as ondas espanholas estão prestes a coroar mais um campeão mundial.

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Marcos Janeiro

    outubro 18, 2024 at 8:07 pm

    Muito boa a matéria meu caro Castellucci!!!!!
    Quando puder faça uma matéria sobre os Corais de Itacaré!
    Uma onde perfeita que entra muito de vez em quando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas águas

Juliana Duque e Rafael Martins conquistam o hexa no Norte-Nordeste de Snipe

Velejadores baianos miram agora o Brasileiro da Classe 470 em Salvador

Publicado

em

Os baianos Juliana Duque e Rafael Martins brilharam mais uma vez nas águas do Nordeste. A dupla conquistou, neste fim de semana (14 a 16/11), o hexacampeonato do Norte-Nordeste de Snipe, disputado em Aracaju. A conquista consolida a supremacia dos atletas na classe e reforça a tradição da Bahia no cenário da vela nacional.

Juliana e Rafael destacaram o apoio do governo estadual, por meio do programa FazAtleta, e de parceiros como PetroBahia, Yacht Clube da Bahia e Marinha do Brasil. “Agradecemos a todos que nos apoiam e tornam possíveis conquistas como esta”, declararam os campeões, que já se preparam para o próximo desafio.

Além do título recém-conquistado, a trajetória de Juliana e Rafael é marcada por grandes feitos: são bicampeões brasileiros da Classe Snipe (2022 e 2023), medalhistas de bronze nos Jogos Pan-Americanos (2019 e 2023), vice-campeões do Mundial Misto de Snipe (2018 e 2020) e campeões sul-americanos absolutos de Snipe (2016).

A dupla agora se concentra no Campeonato Brasileiro da Classe 470, que será realizado entre 22 e 24 de novembro, no Yacht Clube da Bahia, em Salvador. A competição, que reúne a elite da vela nacional, promete ser mais uma oportunidade para os baianos brilharem diante de sua torcida.

Continue Lendo

Nas águas

Itacaré recebe Campeonato Baiano de Surf e Bodyboard com atividades de educação ambiental

Praia da Tiririca será palco de competições e ações interativas de biologia marinha entre os dias 15 e 17 de novembro

Publicado

em

A Praia da Tiririca, em Itacaré, se prepara para sediar a próxima etapa do Campeonato Baiano de Surf e Bodyboard, nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Além das disputas emocionantes nas ondas, o evento trará uma experiência educativa inédita: o projeto Ciência é Minha Praia (CEMP), que promete envolver o público com atividades de biologia marinha, como um aquário de toque, exposição de espécies locais e experiências em 3D, inspirando visitantes de todas as idades a explorarem o universo marinho de maneira interativa.

A competição, organizada pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) em parceria com a Associação de Surf de Itacaré (ASI) e apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), contará com baterias de categorias que vão das de base (Sub 08 a Sub 18) até as de veteranos, como Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (+55), além das categorias Feminino e Open. A participação é exclusiva para atletas filiados à FBSurf, que também acumulam pontos no ranking estadual, um passo importante para a conquista de incentivos como o Programa Bolsa Atleta.

Foto: Newton Filho

Com a promessa de um ambiente de competições de alto nível e atividades de conscientização ambiental, o evento é um convite para atletas, familiares e visitantes imergirem na natureza e na ciência, promovendo uma experiência que vai além do esporte.

+ Faça sua inscrição aqui

 

* Foto de capa: Rodrigo Calzone

 

Continue Lendo

Nas águas

Velejadores do Yacht Clube da Bahia são bronze no Mundial de Snipe

Competição aconteceu em Buenos Aires, Argentina

Publicado

em

Por

Após oito regatas disputadíssimas no Mundial de Snipe, de alto nível técnico e com a presença de campeões mundiais, o velejador baiano Bernardo Peixoto, do Yacht Clube da Bahia (YCB), e seu parceiro de competição, Gustavo Baiano conquistaram o 3º lugar, garantindo a melhor colocação entre os brasileiros. A competição aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, e terminou no último final de semana. 

A classe Snipe, conhecida por sua competitividade, possui uma forte tradição no Brasil, e a dupla viajou determinada a alcançar bons resultados no cenário internacional. Outros velejadores do conquistaram ótimos resultados: Juliana Duque e Rafael Martins ficaram no 9º lugar, enquanto Mateus Tavares e Flavio Castro terminaram na 18ª colocação, confirmando a excelente campanha dos velejadores YCB. 

Assim como os demais atletas, Bernardo Peixoto, que completa 10 anos de carreira em 2024, segue se preparando para novos desafios. Após o Mundial de Snipe, ele competirá no Mundial de Match Race, na Arábia Saudita, em novembro. Além disso, ao lado de Marina Arndt, que conquistou o 9º lugar nas Olimpíadas de Paris 2024, Bernardo inicia a campanha olímpica para Los Angeles 2028 na classe Nacra 17.  

Esses resultados são frutos de um importante apoio de patrocinadores e instituições. No caso de Bernardo, ele conta com o patrocínio da Tronox e Petrobahia, por meio do programa FazAtleta do governo da Bahia, e da ITF Chemical, via Lei de Incentivo ao Esporte, além de suporte da Campomar Náutica. O velejador também recebe apoio do Yacht Clube da Bahia (YCB), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB). O incentivo é essencial para o sucesso de atletas de alto rendimento e garante que possam continuar competindo e elevando o esporte brasileiro.  

Continue Lendo

Mais lidas