O jovem e talentoso baiano Gabriel Braga parece estar em casa nas Ilhas Canárias. Não só ele como o experiente Uri Valadão, campeao mundial de bodyboard em 2008. Eles já garantiram vagas antecipadas na sexta fase do Mundial de Bodyboard. As ondas do Fronton estão entre as mais icônicas do circuito mundial de bodyboard e mostraram a melhor face nesta quarta-feira (16), proporcionando condições perfeitas para o início da batalha pelo título mundial.
Com mar limpo, sem vento e ondas ideais para tubos e manobras radicais, o público pôde presenciar performances incríveis, incluindo as maiores pontuações do evento até agora.
Gabriel é o terceiro do ranking mundial e Uri está em quarto lugar. Eles nao tem mais chance de titulo mundial, mas podem fechar a temporada como campeões em Gran Canária. “Esse ano ta sendo massa. Amanhã ou sábado deve rolar o Round 5, que é que é como se fosse uma repescagem, né? E a gente aguarda esse round para ter um novo sorteio com os encaixes das baterias do Round 6”, disse Uri em entrevista ao ArenaLivre.com
A tão esperada disputa no masculino teve início com a participação do bicampeão mundial Pierre Louis Costes, da França, e do jovem talento local, Armide Soliveres, que lidera o ranking da temporada. Soliveres, com apenas 21 anos, está à beira de se tornar o primeiro espanhol a conquistar o título mundial de bodyboard, enquanto Costes precisa vencer o evento para reivindicar a coroa. O ambiente no Frontón King, localizado na costa de Gáldar, nas Ilhas Canárias, estava repleto de energia e expectativa.
Mesmo em uma rodada não eliminatória, a tensão no ar era palpável. Costes, que é uma das grandes referências do bodyboard mundial, brilhou em sua primeira apresentação com um aéreo 360º, uma das manobras mais difíceis do esporte, deixando claro que está determinado a lutar pelo título. Soliveres, por sua vez, demonstrou muita inteligência tática, utilizando a prioridade para garantir o segundo lugar em sua bateria, avançando diretamente para a sexta rodada.
Armide Soliveres é uma potência em seu País e tem a oportunidade única de fazer história ao se tornar o primeiro espanhol campeão mundial, e está competindo contra um ídolo que ele acompanhava desde criança. Costes reconheceu a importância do momento, afirmando: “Competir aqui no Frontón, que já me deu os melhores momentos da minha carreira, e disputar o título contra um canário que pode ser o primeiro espanhol campeão mundial, parece algo mágico. Independentemente do que acontecer, vamos escrever um belo capítulo para o nosso esporte.”
Além da disputa entre Soliveres e Costes, o evento viu atuações brilhantes. O chileno Moisés Silva, que lutou pelo título até a penúltima etapa em Portugal, fez sua estreia com um desempenho memorável, conquistando a primeira nota 10 da competição com um aéreo reverso executado com perfeição. Combinado com um segundo 9, Moa alcançou o maior somatório do evento até agora, um impressionante 19.00 pontos.
Outros grandes nomes também avançaram direto para a sexta rodada, incluindo o peruano Micheel Yancce, atual campeão mundial júnior, e o francês Amaury Lavernhe, que vive em Gáldar. Os baianos Uri Valadão e Gabriel Braga, além do sul-africano Tristan Roberts, também se destacaram garantindo suas vagas antecipadamente na próxima fase.
O Frontón King vai ficando cada vez mais quente em Gran Canária e as ondas espanholas estão prestes a coroar mais um campeão mundial.
Marcos Janeiro
outubro 18, 2024 at 8:07 pm
Muito boa a matéria meu caro Castellucci!!!!!
Quando puder faça uma matéria sobre os Corais de Itacaré!
Uma onde perfeita que entra muito de vez em quando!