Conecte-se com nossas redes

Nos campos

Fluminense segura pressão do Inter, empata no Maracanã e avança às quartas da Copa do Brasil

Tricolor é dominante nos mata-matas contra o Colorado e garante mais uma classificação

Publicado

em

O Fluminense está novamente entre os oito melhores da Copa do Brasil. Em uma noite de pouca inspiração técnica, mas muita entrega, o time carioca segurou o empate por 1 a 1 contra o Internacional, nesta quarta-feira (6), no Maracanã, e garantiu a classificação às quartas de final da competição. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 1 no Beira-Rio, o resultado foi suficiente para o Tricolor consolidar sua quarta classificação consecutiva sobre o Colorado em confrontos de mata-mata.

O primeiro tempo beirou o insosso: sem chances de gol, recheado de faltas e com três substituições forçadas por lesão. Richard, Mercado e Carbonero deixaram o campo ainda antes da segunda etapa, o que contribuiu para o descompasso das duas equipes em campo.

Mas o segundo tempo começou elétrico. Em falha do volante Ronaldo logo no primeiro minuto, Everaldo foi mais forte, ganhou no corpo e deixou Canobbio livre para abrir o placar. A vantagem parecia dar tranquilidade ao Fluminense, mas uma falha defensiva recolocou o Inter no jogo: Manoel cometeu pênalti em Bernabei e Alan Patrick empatou, após cobrança repetida – a primeira, defendida por Fábio, foi anulada por adiantamento do goleiro.

O empate incendiou o Colorado, que partiu para cima em busca do segundo gol. A equipe gaúcha pressionou, empilhou cruzamentos e lançou jogadores à área, mas esbarrou na solidez defensiva tricolor e na noite segura de Fábio. O Fluminense, mesmo acuado, resistiu e celebrou mais uma vaga — e uma premiação de R$ 4,7 milhões, que eleva a arrecadação total na competição a R$ 14,1 milhões.

O adversário nas quartas será conhecido na próxima terça-feira, em sorteio na sede da CBF. Até lá, o time vira a chave para o Brasileirão, onde enfrenta o Bahia neste sábado (9), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Nos campos

Salvador alcança marca de cem campos públicos de grama sintética

Novo equipamento é entregue à população horas antes da estreia do Brasil na Copa 2026

Publicado

em

Salvador ganha um marco simbólico para o esporte local. A Prefeitura inaugurou, na comunidade da Baixa do Petróleo, em Massaranduba, o centésimo campo público com gramado sintético da cidade, ampliando uma política de investimento em infraestrutura esportiva voltada principalmente para bairros populares.

A nova Arena Balão de Ouro recebeu investimento de R$ 540 mil e passou por uma requalificação completa. O espaço, que antes tinha piso de barro, ganhou gramado sintético, sistema de drenagem, reforma dos vestiários, construção de mureta e melhorias nos alambrados.

O esporte frequentemente representa uma alternativa de lazer, convivência e desenvolvimento para crianças e adolescentes, por isso a ampliação desses espaços públicos tem impacto que vai além das quatro linhas.

Atualmente, a Arena Balão de Ouro também atende projetos sociais da região, como a Escolinha Bahia e Ação, que reúne mais de 100 jovens da comunidade. Para os responsáveis pela iniciativa, a melhoria da estrutura oferece melhores condições para o desenvolvimento das atividades e amplia o acesso de novos participantes.

A entrega do centésimo campo também evidencia uma mudança na paisagem esportiva da capital baiana. Durante muitos anos, gramados sintéticos estiveram restritos a espaços privados e alugados. Com a expansão dos equipamentos públicos, moradores de diferentes regiões passaram a ter acesso gratuito a estruturas semelhantes às encontradas em centros esportivos particulares.

Ao mesmo tempo, o desafio passa a ser garantir a manutenção desses espaços e estimular sua ocupação por projetos esportivos, educacionais e comunitários. Afinal, a simples construção de arenas não resolve problemas sociais complexos, mas pode criar oportunidades importantes quando associada a políticas públicas permanentes.

Continue Lendo

Brasileirão

Pausa da Copa abre mercado e coloca jogadores de Bahia e Vitória no radar de negociações

Nova regra do Brasileirão amplia possibilidades de transferências durante o Mundial

Publicado

em

A paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de 2026 não representa descanso para os departamentos de futebol. Enquanto as atenções se voltam para a Seleção Brasileira, dirigentes, empresários e clubes aproveitam o período para planejar o segundo semestre da temporada. E uma mudança no regulamento da Série A promete aquecer o mercado nacional.

Pela nova regra, um jogador pode atuar em até 12 partidas do Brasileirão e ainda se transferir para outro clube da competição. O limite anterior era de apenas seis jogos. A alteração foi adotada em função do calendário excepcional de 2026, que teve o início do campeonato antecipado para janeiro.

Para Bahia e Vitória, a mudança cria cenários importantes. Alguns atletas dos dois clubes ainda estão dentro do limite permitido e, portanto, seguem aptos para uma eventual transferência dentro da Série A.

No Bahia, a lista inclui João Paulo, com duas partidas disputadas, Michel Araújo, que chegou ao limite de 12 jogos, além de Gilberto (7), Iago Borduchi e Kanu (3). No Vitória, aparecem o contestado goleiro Gabriel Vasconcelos (4), Aitor Cantalapiedra e Fabri (8), Ronald (7) e Neris (4).

A situação não significa necessariamente que esses jogadores deixarão seus clubes, mas amplia as possibilidades de negociação em uma janela que costuma ser estratégica. Em alguns casos, a movimentação pode ocorrer por questões técnicas; em outros, por busca de maior minutagem ou necessidade de reforço em equipes concorrentes.

A pausa para a Copa também oferece uma oportunidade de avaliação mais profunda dos elencos. A segunda janela de transferências do futebol brasileiro ficará aberta entre 20 de julho e 11 de setembro. Como o Campeonato Brasileiro retorna em 22 de julho, os atletas contratados nesse período já poderão estrear logo na retomada da competição.

A flexibilização da regra atende a uma demanda antiga dos clubes, que consideravam o limite anterior excessivamente restritivo. Na prática, a mudança amplia a circulação de jogadores e oferece novas alternativas para equipes que precisam corrigir rumos durante a temporada.

Continue Lendo

Brasileirão

Vitória volta ao Top 5 do crescimento digital e reforça força da torcida nas redes sociais

Classificação na Copa do Brasil impulsiona desempenho do Rubro-Negro, que registra seu melhor resultado digital dos últimos anos

Publicado

em

O bom momento vivido pelo Vitória dentro de campo também começa a aparecer fora das quatro linhas. Após três anos sem figurar entre os clubes brasileiros com maior crescimento mensal nas redes sociais, o Rubro-Negro voltou ao Top 5 do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, divulgado pelo IBOPE Repucom.

Em maio, o clube conquistou cerca de 24 mil novos inscritos em suas plataformas digitais, alcançando o quarto melhor desempenho do país no período. O resultado foi impulsionado principalmente pelo Instagram, responsável por aproximadamente 14 mil novos seguidores.

O crescimento coincide com a classificação do Vitória para as oitavas de final da Copa do Brasil, fator que ampliou a exposição da equipe e estimulou o engajamento da torcida nas redes. Mais do que números, o desempenho revela como resultados esportivos seguem influenciando diretamente a presença digital dos clubes brasileiros.

O avanço também teve impacto no ranking geral. Com o novo desempenho, o Vitória recuperou a 16ª colocação nacional em número de seguidores, posição que estava com o Fortaleza desde o fim de 2025.

Segundo o levantamento, maio registrou o menor crescimento digital do futebol brasileiro em 2026. Um dos fatores apontados foi a redução da base de usuários do Instagram após mudanças nos sistemas de moderação da Meta, que resultaram em bloqueios e exclusões de contas em larga escala.

Mesmo diante desse contexto, o Vitória conseguiu ampliar sua audiência e se destacar nacionalmente. O feito ajuda a medir não apenas o alcance da marca do clube, mas também o nível de mobilização de sua torcida, especialmente em momentos de maior competitividade esportiva.

No futebol contemporâneo, as redes sociais deixaram de ser apenas canais de comunicação. Elas se transformaram em espaços estratégicos para relacionamento com torcedores, fortalecimento institucional e geração de receitas. Nesse aspecto, o crescimento do Vitória sinaliza uma alavancada também no ambiente digital.

Continue Lendo

Mais lidas