As gêmeas, Maria Antônia Aguiar e Maria Fernanda Aguiar, de 15 anos de idade e nascidas em Vitória da Conquista, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para realizar treinamentos de campo pensando em competições futuras, tanto nacionais quanto internacionais. As atletas se apresentaram no dia 06 de janeiro, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, Rio de Janeiro, e seguem por lá até o final de fevereiro.
As atletas tiveram passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para participar de duas etapas do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia pela categoria sub-17, que resultaram na convocação. Além disso, ambas viajaram para competições nacionais e regionais representando a Bahia.
Maria Antônia destacou uma luta diária importante na evolução delas como parte do desenvolvimento como atleta e criou expectativas para o Campeonato Brasileiro de Voleibol de Praia Sub-19 que as gêmeas vão disputar a partir do dia 08 de fevereiro em Navegantes, Santa Catarina.
“Estou muito orgulhosa com tudo o que conquistamos até agora, porque eu sei que não foi fácil essa luta diária. Mas sei que todo esse treinamento vai ajudar a gente e estou com boas expectativas para esse Campeonato Brasileiro Sub-19 que está por vir”, comentou.
Já Maria Fernanda, no entanto, foi direta ao ponto e disse que toda essa experiência junto da sua irmã e de outras atletas têm sido incrível e que foi capaz de notar evoluções dia após dia. “Estou adorando esta experiência. Estar aqui com outros atletas de outros lugares do Brasil é uma experiência incrível. Já percebi uma grande evolução desde o dia que cheguei aqui. Apesar da intensidade dos treinamentos, espero sempre dar o meu melhor e estar disposta a aprender ainda mais a cada dia que passa.”
Vitor Aguiar, pai das meninas, expressa o sentimento sobre a conquistas das filhas. “É um orgulho enorme que sentimos nesse momento. Eu e a mãe delas achamos isso fantástico, porque nós sempre gostamos de esportes. E só de ver as meninas competindo, fazendo o que amam, se desenvolvendo e amadurecendo é um grande orgulho que passa pela gente, é um sentimento inestimável. Buscamos ao máximo dar apoio a elas, para que elas consigam realizar seus sonhos e que também passou a ser os sonhos de nós, como pais.”
Expectativas
Ailton Junior, treinador da dupla, comenta sobre o ciclo de treinamento no Rio de Janeiro e a evolução das garotas. “O ciclo dos treinos aqui é intenso, muitas vezes com dois horários de treinos. Entretanto, as nossas meninas são capazes de superar tudo, elas têm muita garra. Projetamos um ano de 2025 muito corrido para Maria Fernanda e Maria Antônia. Mesmo nascidas em 2009, elas já competem em categorias acima das delas. Então, serão muitos torneios disputados daqui para frente. E temos total certeza de que elas são capazes de continuar representando a Bahia e o esporte que tanto amam.”
A partir do dia 08 elas buscam repetir os feitos do ano passado. A dupla está entre as mais bem ranqueadas do Brasil pela categoria sub-19 após serem vice-campeãs da última etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia sub-17 no ano de 2024, realizado em Saquarema, no Rio de Janeiro.