Conecte-se com nossas redes

Nas pistas

Projeto Pedal abre vagas para crianças e adolescentes

Iniciativa oferece aulas gratuitas de BMX e busca formar novos talentos do ciclismo

Publicado

em

O Projeto Pedal Bicicross está de volta e com vagas abertas para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. As aulas gratuitas são realizadas na tradicional Pista de Bicicross Tertuliano Torres, em Pituaçu, que volta a ser a casa do BMX depois de um período em obras.

O projeto tem a missão de promover a inclusão social e a prática esportiva, por isso visa não só ensinar técnicas esportivas, mas também criar um ambiente de convivência e disciplina para os jovens alunos. A oferta inclui o uso gratuito de bicicletas e equipamentos de segurança, tornando o esporte seguro e acessível a todos, independentemente da condição econômica.

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras pela manhã e às terças e quintas-feiras à tarde, permitindo que os participantes ajustem suas rotinas escolares com a prática do esporte. A pista de bicicross de Pituaçu tem um circuito de 400 metros com obstáculos e curvas e está completamente remodelada.

O impacto social do projeto é inegável. Desde sua criação em 2010, o Pedal Bicicross tem sido um ponto de partida para muitos jovens descobrirem o esporte e, em alguns casos, seguirem carreira, como é o caso de Paola Reis – atleta olímpica nos Jogos de Paris 2024 – e Jaldo Caribé, campeão mundial. Mais do que formar atletas. “A Bahia é referência na modalidade a nível nacional e internacional, tendo o Projeto Pedal como uma importante ferramenta de inclusão esportiva e social”, cita Leonardo Gonçalves, coordenador técnico do Projeto Pedal.


MATRÍCULAS
Podem ser feitas presencialmente nos horários das aulas, e os interessados devem levar a documentação necessária, incluindo atestado médico e comprovante de matrícula escolar. A iniciativa reforça o papel transformador do esporte na vida de crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento físico e social de seus participantes.

O Projeto Pedal Bicicross tem o suporte da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC).

Nas pistas

Ulan Galinski mira Top 10 na Copa do Mundo de Mountain Bike

Natural do Vale do Capão, ciclista baiano celebra chance de competir no Brasil e sonha com grande resultado em Araxá

Publicado

em

O baiano Ulan Galinski, natural do Vale do Capão, em Palmeiras, está pronto para um novo desafio no mountain bike mundial. Principal nome do Brasil na modalidade, ele inicia sua campanha na Copa do Mundo de Mountain Bike 2025, que tem suas duas primeiras etapas disputadas em Araxá, Minas Gerais, a partir desta quinta-feira (3).

Atleta da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing e atual campeão brasileiro de Cross Country Olímpico (XCO), Galinski disputará tanto o XCO quanto o XCC (Short Track). Com quatro vitórias em quatro provas disputadas nesta temporada, ele chega confiante para buscar um resultado histórico: entrar no Top 10 mundial pela primeira vez.

“Estou pronto para conquistar meu melhor resultado em etapas de Copa do Mundo, que é estar entre os 10 melhores atletas do planeta”, afirmou o ciclista. Competir no Brasil tem um significado especial para Galinski. O baiano destaca o carinho que recebe da torcida e acredita que essa energia pode ser um diferencial na disputa:

“Já pude sentir um pouco dessa emoção na Copa Internacional, aqui em Araxá. Eu realmente me sinto privilegiado em poder representar o Brasil, esse sempre foi um grande sonho de criança”.

O primeiro grande teste da temporada será desafiador, mas o ciclista acredita que pode surpreender. “A primeira etapa sempre traz um misto de emoções, porque é o momento de se testar no mais alto nível mundial. Espero ser uma das surpresas positivas da temporada”, finalizou.

Continue Lendo

Nas pistas

Feira de Santana recebe a grande final da Copa Kids XCO de Mountain Bike

Evento acontece neste domingo e homenageia Ulan Galinski, ciclista olímpico baiano

Publicado

em

A Princesa do Sertão vai ser o cenário da última etapa da Copa Kids XCO, um dos principais eventos de mountain bike para jovens talentos. A competição acontece neste domingo (30), a partir das 9h30, no Free Bike Park/Ulan Galinski, localizado no povoado do Jacu, no distrito da Matinha.

Com a participação de 120 ciclistas, o evento contará com 16 categorias divididas entre infantis, base, performance e master. A Copa Kids XCO tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e busca incentivar o desenvolvimento do ciclismo no estado, proporcionando oportunidades para novos talentos.

A programação começa no sábado (29), quando os atletas poderão treinar na pista do Free Bike Park, espaço que homenageia Ulan Galinski, ciclista baiano que representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 e conquistou o título de campeão brasileiro da modalidade. No domingo, os treinos acontecerão até as 7h, com a entrega das placas entre 6h30 e 9h30. As premiações serão realizadas logo após as provas.

Continue Lendo

Nas pistas

Andaraí faz em abril a prova de abertura Copa Rally da Chapada 2025

Com destinos turísticos como o Pantanal de Marimbus e o Vale do Pati, Andaraí recebe os rallyzeiros no dia 19 de abril

Publicado

em

Por

A sétima edição do Rally da Chapada chega as trilhas de Andaraí, a porta de entrada do Vale do Pati, um dos principais pontos turísticos dos esportes de aventura na Chapada Diamantina, na Bahia. A prova do dia 19 de abril abre o calendário 2025 da Copa Rally da Chapada, que terá ainda mais três etapas na região chapadeira. O município de Andaraí é o berço de lugares incríveis como o Pantanal de Marimbus e a cachoeira do Ramalho e será o palco de mais uma prova do maior evento de aventura da Bahia.

O Rally da Chapada é um rally de aventura, uma prova de entretenimento para quem curte o esporte a motor e o turismo de aventura. A N2 Comunicação & Eventos, promotora do evento,
garante a diversão para equipes nas categorias Turismo 4×2 e Adventure 4×4, trazendo uma edição que valoriza o trajeto de cerca de 100 km com tarefas que devem ser cumpridas pelas duplas de rallyzeiros.

“A prova é feita ao estilo gincana automotivo com tarefas como a de plantar uma muda de planta nativa da Chapada e a de cunho social com a doação de 5 kg de alimentos não-perecíveis, ambas obrigatórias e que contam pontuação”, explica Roberto Nunes, coordenador do Rally da Chapada. A prova deve ser feita por dupla de rallyzeiros, podendo crianças a partir de 8 anos com autorização prévia dos pais/responsáveis expedida em cartório. Além da dupla, é possível incluir mais três participantes por carro. O processo de inscrição está aberto via site oficial www.rallydachapada.com.br e tem valor sugerido de R$ 250 para a dupla de rallyzeiros.

A Copa Rally da Chapada 2025 tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo e Sudesb, e da Prefeitura de Andaraí. O patrocínio é da PetroBahia, Calcário do Rio Preto e da Fazenda Poço Azul. Com seis edições realizadas nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Ibicoara e Barra da Estiva, o evento está sendo promovido para estimular o turismo de aventura e a prática do rally de entretenimento na Chapada Diamantina, um dos principais destinos turísticos da Bahia.

Continue Lendo

Mais lidas