O destino turístico de Praia do Forte, em Mata de São João, já está marcado não apenas pelas suas belezas naturais e o aspecto histórico das suas construções, igrejas e vilas, mas também pelo turismo esportivo. Após competições de ciclismo, corrida, polo aquático e corrida de aventura, uma das maiores provas de ciclismo do estado volta a acontecer no local – o Suba Forte – neste domingo, 10, com o apoio do Governo do Estado.
Com a largada às 8h, após concentração na Fazenda Polo Mar, local da partida, cerca de 400 ciclistas vão percorrer dois trajetos (30 km e 60 km) por pontos marcantes da região, como Imbassaí, o Castelo Garcia D’Ávila, a Reserva de Sapiranga e a Vila de Praia do Forte até retornarem à fazenda. A previsão da premiação é às 12h.
Diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que apoia o evento, Vicente Neto acrescenta que pulverizar as ações do turismo esportivo é algo que a autarquia estadual busca, por meio do fomento e patrocínio aos eventos.
“Já trabalhamos com esse turismo esportivo por diversas regiões da nossa Bahia, que nos encanta, baianos, e também quem vem de fora, com suas belezas naturais tanto na Chapada, quanto na costa, no São Franciso, dentre outros pontos, até históricos. Em Praia do Forte, não será diferente. Uma região já muito conceituada no turismo, que terá, com certeza, esse incremento do vetor esporte na sua economia durante os dias de competição, porque esporte é turismo e economia”, cita Vicente.
Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), o evento de ciclismo segue os moldes do tradicional Suba 100, que acontece na região das cidades de Santa Terezinha e Castro Alves, onde movimenta a economia local durante as provas e mudou a realidade do cenário das competições de ciclismo no estado atraindo cada vez mais provas não só da modalidade, como também de corrida e motociclismo.
“O Suba 100 já tem esse apelo turístico. Agora, com o Suba Forte em Praia do Forte, mantém essa característica porque os apaixonados pelo mountain bike também são apaixonados por viajar. Então, é um potencial incrível do ciclismo dentro do turismo. A gente, que chegou numa cidade pequenininha chamada Santa Terezinha, mudamos a cara da cidade. É claro que Praia do Forte já tem outro tipo de apelo, outro tipo de turismo, mas a gente vem para também poder contribuir e ajudar”, explica Oscar Schmidt, presidente da FBC.
Com a expectativa de mil competidores, sendo 600 no ciclismo MTB e 400 na corrida Suba Running, que terá largada às 8h deste sábado, 09, para os percursos de 5 km, 10 km e 15 km, Oscar agradeceu ao apoio frequente da Sudesb nas competições da modalidade no estado. “É mais uma confirmação da atuação da Sudesb no desenvolvimento do esporte na
Bahia com diferentes modalidades. No ciclismo, o apoio é algo surreal e de longa duração, que mudou a realidade do ciclismo da Bahia”, finaliza.