Conecte-se com nossas redes

Nas ruas

Campeonato Brasileiro de Escalada 2024 chega à sua fase final

Evento reunirá os principais atletas da categoria Juvenil e contará com um número recorde de inscritos na modalidade de Paraescalada

Publicado

em

O Campeonato Brasileiro de Escalada será destaque neste final de semana no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Nos dias 7 e 8 de dezembro, o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva sediará os eventos finais da temporada 2024, com competições nas modalidades Guiada Juvenil e Paraescalada. 

O evento reunirá jovens atletas de todo o país, com 73 competidores distribuídos em 4 categorias. Entre os destaques, a categoria Sub-20 Geral Masculino contará com 32 inscritos. Além disso, por ser o último evento Juvenil do ano, a etapa fechará o ranking brasileiro e definirá a Seleção Brasileira Juvenil para 2025.

Estarão presentes em Curitiba, os melhores atletas da modalidade, incluindo diversos membros da Seleção Brasileira, que representaram o país no Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, realizado em Guiyang, China. Entre os participantes confirmados, os atletas locais Luís Guilherme Ziolkowski e Raul de Morais estarão competindo para garantir suas vagas no time de 2025.

O campeonato seguirá as diretrizes da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com qualificatórias no formato do Campeonato Mundial. A estrutura busca preparar os principais atletas brasileiros para competições internacionais.

Paraescalada em crescimento

A categoria Paraescalada registrou um recorde de inscrições, com 18 atletas confirmados. Eles competirão divididos em categorias esportivas, determinadas de acordo com o tipo de deficiência: deficiência visual (B1, B2, B3), amputação ou comprometimento de membros superiores (AU2, AU3) ou inferiores (AL1, AL2), além de comprometimentos relacionados à força, alcance ou coordenação (RP1, RP2, RP3). Os níveis são definidos de acordo com o grau de comprometimento funcional, sendo o nível 1 o de maior comprometimento e o nível 3 o de menor comprometimento.

Com a inclusão da Paraescalada nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles, a CBEscalada adotará a convocação anual da Seleção Brasileira de Paraescalada. As disputas do Campeonato Brasileiro serão a principal referência para a convocação do time, que se dará através de critérios de análise técnica. Dessa forma, as performances na competição deste fim de semana serão fundamentais para a formação da Seleção Brasileira de Paraescalada 2025.

Entre os destaques confirmados na Paraescalada estão o carioca Igor Mesquita, medalhista de bronze na etapa da Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City, e Diogo Ratacheski, ex-campeão brasileiro de escalada, que tornou-se paraplégico após um acidente de carro aos 24 anos. 

A modalidade Guiada

A escalada guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.

Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor. 

O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas ruas

Loja da Corrida do Bahêa é inaugurada com festa no Shopping Barra

Bahia – Associação comemora sucesso da adesão e promete entregar um evento histórico

Publicado

em

A Corrida do Bahêa ganhou um novo ponto de encontro. Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (14), às 19h, a loja oficial do evento no Shopping Barra — um espaço pensado para aproximar o público da prova, fortalecer a experiência dos corredores e ampliar a presença do esporte no cotidiano da cidade.

A abertura reuniu o presidente Emerson Ferretti, o vice-presidente Paulo Tavares, os sócios da Oquei Entretenimento, Rafael e Ricardo Cal, e o cantor Buja Ferreira, da Timbalada. Segundo Emerson Ferretti, a ampliação da estrutura da corrida acompanha o crescimento da prova.

“O evento cresceu muito e nos deu a possibilidade de ampliar também os serviços a ele relacionados.”

A presença de lideranças do clube, do entretenimento e da música reforça a proposta da corrida: unir prática esportiva, cultura e identidade popular. Rafael Cal comemora o sucesso do evento e as novidades da edição 2025: “Pela primeira vez, uma corrida inaugura sua loja oficial 14 dias antes da realização da prova, e isso faz com que as pessoas tenham acesso a um entretenimento 360º”, afirma.

Marcada para o dia 29 de novembro, a Corrida do Bahêa Sunset será encerrada com shows de Psirico e Timbalada, numa combinação que transforma a prova de rua em um grande evento. É um movimento que acompanha a tendência de corridas que integram música e esporte: “eu sou apaixonado pelo Bahia e estou feliz demais com o convite”, disse o vocalista da Timbalada.

Confira as fotos do lançamento da Loja da Corrida do Bahêa:

Continue Lendo

Nas ruas

Itaparica recebe sua primeira meia maratona misturando esporte e turismo

Prova de 21 km vai unir esporte, cultura e sustentabilidade, com mil participantes esperados na Ilha

Publicado

em

A Ilha de Itaparica será palco, pela primeira vez, de uma meia maratona oficial, marcada para o dia 15 de novembro. O evento promete unir esporte, cultura e turismo em um percurso de 21 quilômetros que atravessará praias, centros históricos e pontos culturais da ilha, reunindo cerca de mil participantes.

A Meia Maratona de Itaparica terá três categorias de participação — público geral, pessoas com deficiência (PCD) e idosos — e está com inscrições abertas para atletas profissionais, amadores e moradores locais no site www.centraldasinscricoes.com.br. Moradores da ilha e regiões próximas contam com 20% de desconto, e todos os participantes receberão camisa, número de peito, brindes e medalhas, além de troféus por faixa etária.

Com estrutura completa de largada e chegada, áreas de apoio e sistema de cronometragem com chip eletrônico, a corrida é organizada pela M1 Treinamentos e Eventos e tem patrocínio da Prefeitura de Itaparica.

Mais que uma competição, o evento nasce com compromisso ambiental e social. A organização adotará ações sustentáveis, como redução de resíduos, uso consciente de materiais e incentivo à mobilidade sustentável, além de valorizar fornecedores locais e estimular a inclusão de atletas de baixa renda e pessoas com deficiência.

Para o organizador e CEO da M1, Manoel Lima, o objetivo é consolidar a prova como símbolo de integração entre esporte e território. “Buscamos gerar impacto positivo para a região, fortalecendo o turismo, a sustentabilidade e o legado cultural de Itaparica. A meia maratona reforça o potencial da ilha como destino esportivo e turístico, promovendo saúde, bem-estar e integração com a comunidade”, destacou.

Continue Lendo

Nas ruas

Corrida do Yacht Clube deve reunir mais de 1.500 atletas neste domingo

Organização da prova amplia percurso e desafia corredores com trajeto de 15 km pela orla de Salvador

Publicado

em

A Corrida de Rua do Yacht Clube da Bahia chega à sua quarta edição com um novo desafio para os apaixonados pelo esporte: a estreia do percurso de 15 quilômetros, ampliando as opções que até o ano passado se limitavam às distâncias de 5 km e 10 km. A largada será neste domingo, 26 de outubro, às 6h30, no estacionamento do clube — que também servirá como ponto de chegada.

O novo trajeto levará os atletas até o Quartel de Amaralina, em um percurso de ida e volta pela orla soteropolitana. As demais categorias permanecem com os tradicionais retornos no Clube Espanhol (5 km) e na Praia da Paciência (10 km). Segundo o vice-comodoro de Esportes do YCB, Alexandre Coni, a inclusão do novo percurso simboliza um avanço natural da prova, que vem crescendo em estrutura e adesão a cada ano.

“A cada edição buscamos oferecer novos desafios e experiências aos corredores, sempre com organização, segurança e o cenário único da orla de Salvador”

Com mais de 1.500 competidores esperados, a corrida se consolida como um dos principais eventos esportivos da capital baiana. Além da competição em si, o Yacht Clube aposta no espírito de integração e na valorização do bem-estar físico. A prova tem aferição oficial da Federação Bahiana de Atletismo (FBA).

Continue Lendo

Mais lidas