Conecte-se com nossas redes

Nas ruas

Em alta, corridas quase triplicam no Brasil em apenas cinco anos 

Publicado

em

Não é mera coincidência perceber mais pessoas correndo pelas ruas da sua cidade ou de seu bairro. A quantidade de atletas amadores aumentou de forma significativa e os eventos da modalidade tentam acompanhar essa evolução. Nos últimos cinco anos, o número de provas de corrida praticamente triplicou. Entre maratonas e corridas das mais variadas distâncias, estes eventos esportivos saltaram de cerca de 1,8 mil formalizados em 2019 para mais de 5 mil até o último dia de 2024. 

Os dados são da plataforma Road Runners, que congrega calendário de eventos do segmento e resultados de corridas no Brasil. Há cinco anos, foram realizados pelo menos 1,8 mil eventos do gênero em território brasileiro – número que pode ser um pouco maior porque não leva em conta eventos sem anuência de federações estaduais de atletismo. Já neste ano, a quantidade chega aos 5.156 eventos, incluídos os já realizados e os previstos até o último dia de 2024. 

Maior plataforma de fotos e vídeos esportivos do Brasil, a Foco Radical tem acompanhado a franca expansão do segmento. Com acervo de mais de uma década de fotos de eventos esportivos pelo país, a plataforma teve um incremento significativo na quantidade de eventos com imagens disponíveis em seu site nos últimos anos. 

“A Foco Radical nasceu com a cobertura dos atletas amadores em eventos de corrida e triatlo. Dos últimos anos para cá, com a implantação de tecnologia de reconhecimento facial, a quantidade de eventos e de modalidades aumentou significativamente, mas com a corrida de rua como o carro-chefe da plataforma. Tanto que dos mais de 25 mil eventos deste ano, até agora, disponíveis no nosso site, temos os treinos de corredores por ruas e avenidas, com fotógrafos em todos os estados brasileiros, para atender a demanda e seguir a evolução deste esporte”, contextualiza Christian Mendes, CEO da Foco Radical.  

O boom da corrida de rua vem de 2022 para cá, e não para. Há praticamente um mês e meio para o fim do ano, o número de participantes em algum evento de corrida em 2024 está próximo do 1 milhão. Até agora, 950 mil corredores cruzaram uma linha de chegada de corrida realizada no Brasil. Há dois anos, essa quantidade foi de 285,3 mil. Enquanto mais que triplicaram os atletas, os eventos quase dobraram. De acordo com a Road Runners, foi de 2.634 há dois anos para os mais de 5 mil, contando os previstos até o próximo 31 de dezembro. 

“A expansão da corrida de rua têm aumentado a demanda por fotógrafos da Foco Radical. Não apenas por conta da quantidade de eventos, mas, principalmente, pelo maior número de atletas neles. Mais corredores em um único evento faz com que tenhamos mais profissionais para a cobertura, por exemplo. A evolução da corrida de rua já reverbera nos setores do entorno e oferece oportunidades para profissionais de diferentes áreas”, analisa o CEO da Foco Radical. 

Nas ruas

Loja da Corrida do Bahêa é inaugurada com festa no Shopping Barra

Bahia – Associação comemora sucesso da adesão e promete entregar um evento histórico

Publicado

em

A Corrida do Bahêa ganhou um novo ponto de encontro. Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (14), às 19h, a loja oficial do evento no Shopping Barra — um espaço pensado para aproximar o público da prova, fortalecer a experiência dos corredores e ampliar a presença do esporte no cotidiano da cidade.

A abertura reuniu o presidente Emerson Ferretti, o vice-presidente Paulo Tavares, os sócios da Oquei Entretenimento, Rafael e Ricardo Cal, e o cantor Buja Ferreira, da Timbalada. Segundo Emerson Ferretti, a ampliação da estrutura da corrida acompanha o crescimento da prova.

“O evento cresceu muito e nos deu a possibilidade de ampliar também os serviços a ele relacionados.”

A presença de lideranças do clube, do entretenimento e da música reforça a proposta da corrida: unir prática esportiva, cultura e identidade popular. Rafael Cal comemora o sucesso do evento e as novidades da edição 2025: “Pela primeira vez, uma corrida inaugura sua loja oficial 14 dias antes da realização da prova, e isso faz com que as pessoas tenham acesso a um entretenimento 360º”, afirma.

Marcada para o dia 29 de novembro, a Corrida do Bahêa Sunset será encerrada com shows de Psirico e Timbalada, numa combinação que transforma a prova de rua em um grande evento. É um movimento que acompanha a tendência de corridas que integram música e esporte: “eu sou apaixonado pelo Bahia e estou feliz demais com o convite”, disse o vocalista da Timbalada.

Confira as fotos do lançamento da Loja da Corrida do Bahêa:

Continue Lendo

Nas ruas

Itaparica recebe sua primeira meia maratona misturando esporte e turismo

Prova de 21 km vai unir esporte, cultura e sustentabilidade, com mil participantes esperados na Ilha

Publicado

em

A Ilha de Itaparica será palco, pela primeira vez, de uma meia maratona oficial, marcada para o dia 15 de novembro. O evento promete unir esporte, cultura e turismo em um percurso de 21 quilômetros que atravessará praias, centros históricos e pontos culturais da ilha, reunindo cerca de mil participantes.

A Meia Maratona de Itaparica terá três categorias de participação — público geral, pessoas com deficiência (PCD) e idosos — e está com inscrições abertas para atletas profissionais, amadores e moradores locais no site www.centraldasinscricoes.com.br. Moradores da ilha e regiões próximas contam com 20% de desconto, e todos os participantes receberão camisa, número de peito, brindes e medalhas, além de troféus por faixa etária.

Com estrutura completa de largada e chegada, áreas de apoio e sistema de cronometragem com chip eletrônico, a corrida é organizada pela M1 Treinamentos e Eventos e tem patrocínio da Prefeitura de Itaparica.

Mais que uma competição, o evento nasce com compromisso ambiental e social. A organização adotará ações sustentáveis, como redução de resíduos, uso consciente de materiais e incentivo à mobilidade sustentável, além de valorizar fornecedores locais e estimular a inclusão de atletas de baixa renda e pessoas com deficiência.

Para o organizador e CEO da M1, Manoel Lima, o objetivo é consolidar a prova como símbolo de integração entre esporte e território. “Buscamos gerar impacto positivo para a região, fortalecendo o turismo, a sustentabilidade e o legado cultural de Itaparica. A meia maratona reforça o potencial da ilha como destino esportivo e turístico, promovendo saúde, bem-estar e integração com a comunidade”, destacou.

Continue Lendo

Nas ruas

Corrida do Yacht Clube deve reunir mais de 1.500 atletas neste domingo

Organização da prova amplia percurso e desafia corredores com trajeto de 15 km pela orla de Salvador

Publicado

em

A Corrida de Rua do Yacht Clube da Bahia chega à sua quarta edição com um novo desafio para os apaixonados pelo esporte: a estreia do percurso de 15 quilômetros, ampliando as opções que até o ano passado se limitavam às distâncias de 5 km e 10 km. A largada será neste domingo, 26 de outubro, às 6h30, no estacionamento do clube — que também servirá como ponto de chegada.

O novo trajeto levará os atletas até o Quartel de Amaralina, em um percurso de ida e volta pela orla soteropolitana. As demais categorias permanecem com os tradicionais retornos no Clube Espanhol (5 km) e na Praia da Paciência (10 km). Segundo o vice-comodoro de Esportes do YCB, Alexandre Coni, a inclusão do novo percurso simboliza um avanço natural da prova, que vem crescendo em estrutura e adesão a cada ano.

“A cada edição buscamos oferecer novos desafios e experiências aos corredores, sempre com organização, segurança e o cenário único da orla de Salvador”

Com mais de 1.500 competidores esperados, a corrida se consolida como um dos principais eventos esportivos da capital baiana. Além da competição em si, o Yacht Clube aposta no espírito de integração e na valorização do bem-estar físico. A prova tem aferição oficial da Federação Bahiana de Atletismo (FBA).

Continue Lendo

Mais lidas