Conecte-se com nossas redes

Na Natureza

Abertas inscrições para a 1ª edição da Trail Running Yacht em Morro de São Paulo

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição da Trail Running Yacht – evento que vai permitir aos competidores percorrerem caminhos imersos na Mata Atlântica, com trechos de trilhas em áreas de vegetação densa. Os interessados podem se inscrever através do link https://www.e-inscricao.com/ycb/97984. A trilha acontece no dia 15 de março.  

A competição faz parte do Desafio Verão Yacht – Morro de São Paulo, evento realizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB) que promove diversão, conscientização e incentivo a esportes náuticos, aquáticos e terrestres, como Canoagem VA’A, Sup, Vela Oceânica, Pesca Esportiva, Natação em Águas Abertas, Beach Tennis e Futevôlei. 

“O Desafio Verão Yacht – Morro de São Paulo é um evento que cresce a cada ano, atraindo o interesse de diversas pessoas, atletas ou não, pois congrega esporte, natureza, relacionamento social, música, em um local muito agradável. Enfim, um final de semana focado na saúde física e mental”, afirma Ricardo Dantas, comodoro do YCB. 

Para ele, “a Trail Running Yacht é uma dessas modalidades, que vem para somar, e que promove a perfeita interação do esporte com a natureza, adequando-se bem ao propósito do evento. Tenho certeza de que será um sucesso, essa corrida de aventura, na bela Gamboa do Morro”.    

A Trail Running Yacht contará com dois percursos: um de 14 KM com 80m de elevação acumulada e outro de 7 KM com 230m de altimetria, desafiando os corredores a testarem seus limites físicos enquanto apreciam as belezas naturais e culturais desta região do litoral baiano.  

Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de explorar e interagir com a cultura de vilarejos como o Galeão. A chegada será na Praia da Gamboa, famosa por suas águas tranquilas e cristalinas, além do icônico paredão de argila. Outro destaque do evento é a Arena Desafio, que oferecerá uma estrutura grandiosa, permitindo aos participantes desfrutar de uma excelente playlist organizada por um DJ, além de contar com palco, quadras para a prática de Beach Tennis e Futevôlei, lojas, opções gastronômicas e muita diversão. 

“A 1ª edição da Trail Running Yacht é uma oportunidade única para uma experiência esportiva diferenciada, em total conexão com a natureza. Nosso objetivo com o Desafio Verão Yacht é incentivar a prática de esportes e promover bem-estar, lazer e conscientização ambiental. Estamos muito entusiasmados com essa ação que combina esporte, turismo e cultura”, afirma Luís Eduardo Pato, gerente geral de Esportes do YCB.

Foto | Wladimir Togumi/Divulgação

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na Natureza

Mundial de Corrida de Aventura começa neste fim de semana na Chapada Diamantina

Com mais de 500 km e sem GPS, Malacara Race desafia limites físicos e mentais

Publicado

em

Durante seis dias e cinco noites, a Chapada Diamantina se transformará em arena natural de uma das mais exigentes provas do esporte mundial. A partir deste domingo (4), Lençóis será o ponto de partida da Malacara Race, corrida de aventura que reúne 192 atletas de 15 países — incluindo o Brasil — em uma disputa que testa resistência, orientação e superação em um percurso de 510 quilômetros.

A competição é uma etapa classificatória do Adventure Racing World Series (ARWS), circuito mundial da modalidade. O time campeão da etapa baiana garante vaga para a final do campeonato, que acontece no Canadá, em setembro. Mais do que uma corrida, é um mergulho na geografia e nos limites do corpo e da mente, em um dos territórios mais desafiadores do Brasil.

Sem GPS, com bússola e instinto

As 56 equipes (entre quartetos e duplas, mistas e masculinas) terão de enfrentar trechos de trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e uma modalidade surpresa. E o detalhe que faz toda diferença: nada de GPS. A navegação é feita com mapa topográfico e bússola, o que exige preparo técnico, atenção constante e um domínio minucioso do ambiente.

O trajeto não é revelado com antecedência. Mas os atletas certamente cruzarão cenários icônicos como o Vale do Pati e o Morro do Pai Inácio, verdadeiros cartões-postais da Chapada. A prova resgata, depois de 23 anos, a tradição das grandes corridas de aventura na região. “Queremos recolocar o Parque Nacional da Chapada Diamantina como referência mundial para esse tipo de prova”, diz Arnaldo Maciel, diretor da Malacara Race.

A elite em casa

A Bahia entra forte na disputa, com 10 equipes locais — incluindo duplas e quartetos de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ibicoara e Lençóis. Destaque especial para a equipe Brazil Multisport, com sede no Capão (Vale do Capão), que tem a capitã Camila Nicolau e o navegador Guilherme Pahl. Eles são tetracampeões sul-americanos e atuais terceiros colocados no ranking mundial. Mesmo com vaga garantida para a final no Canadá, estão na disputa, o que aumenta o nível técnico da prova. Se vencerem, o segundo colocado também se classifica.

Chapada em festa

A largada e a cerimônia de abertura acontecem no sábado (3), no Mercado Cultural de Lençóis, com checagem de equipamentos, apresentação das equipes e show do artista local Ricardo Boa Sorte. A festa de encerramento será no dia 10, também em Lençóis, após a chegada das últimas equipes. A Malacara Race é apoiada pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb e da Secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa reforça a importância da Chapada como destino turístico, e território de experiências esportivas de altos impactos ambientais, culturais e humanos.

Confira a programação completa:

3/5 | SÁBADO

9h – Checagem de equipamentos dos atletas ao longo do dia no Mercado Cultural de Lençóis

20h – Cerimônia de abertura e apresentação das equipes no Mercado Cultural de Lençóis, com show de Ricardo Boa Sorte.

4/5 | DOMINGO  
9h – Largada no Mercado Cultural de Lençóis.

5, 6 e 7 | SEGUNDA, TERÇA e QUARTA
Corrida em curso, passando por regiões de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Nova Redenção.

8/5 | QUINTA
0h – Previsão de chegada das primeiras equipes em Lençóis.

9/5 | SEXTA  
23h59 – Previsão de chegada dos últimos atletas e encerramento do percurso.

10/5 | SÁBADO  
19h – Cerimônia de premiação, jantar e festa de encerramento

Continue Lendo

Na Natureza

Com representantes baianos, equipe brasileira é tetracampeã do sul-americano de corrida de aventura

Publicado

em

Por

Dupla baiana da corrida de aventura, Camila Nicolau e Guilherme Pahl, da equipe Brazil Multisport, conquistaram o tetracampeonato do Circuito Sul-americano de 2024 da modalidade, que aconteceu em Minas, no Uruguai, no último final de semana. Os dois atletas viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para o título conquistado neste domingo, 16.

O resultado garante a participação da equipe na final do Circuito Mundial do esporte, que acontece na Colúmbia Britânica, no Canadá, em setembro. “Temos o sonho de ter a primeira equipe brasileira campeã mundial de corrida de aventura”, conta Camila Nicolau. Outra decorrência da vitória são os importantes pontos do ranking que garantem a manutenção do time na primeira posição do ranking sul-americano e em terceiro no mundo.

Camila Nicolau reforça a importância do apoio de transporte da Sudesb para atingir os resultados. “Sem este apoio, seria inviável se manter no topo do ranking. O apoio da Sudesb/Setre é fundamental para que a equipe consiga participar dos eventos internacionais. Nossos custos são altos pois precisamos de equipamentos para quatro modalidades (corrida, bike, canoagem e cordas), além de todo o custo da viagem”, finaliza.

Continue Lendo

Na Natureza

Andaraí será a sede da abertura da Copa Rally da Chapada 2025

Inscrições estão abertas

Publicado

em

Por

O Rally da Chapada, reconhecido como o maior evento de aventura da Bahia, já tem data e local marcados para iniciar a temporada 2025. No dia 19 de abril, o município de Andaraí será palco da abertura da Copa Rally da Chapada 2025, prometendo muita emoção para os amantes de aventura e adrenalina. As inscrições já estão abertas no site www.rallydachapada.com.br, com o valor de R$ 250 por dupla (piloto e navegador).

A N2 Comunicação & Eventos prepara quatro provas ao longo de 2025, explorando as estradas vicinais e as trilhas deslumbrantes da Chapada Diamantina, um dos cenários mais encantadores da Bahia.

Segundo Roberto Nunes, um dos organizadores do Rally da Chapada, o evento deste ano vem com um propósito ainda maior. “Nosso rally é muito mais do que uma competição; é uma experiência de diversão e conexão com a natureza, ao estilo gincana automotiva. Além disso, em 2025, vamos reforçar nossas ações sociais e ambientais. Queremos atrair pessoas que tenham o espírito aventureiro e estejam dispostas a viver momentos únicos em um dos lugares mais fascinantes do Brasil”, destaca.

A Copa Rally da Chapada conta com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Andaraí e da Calcário do Rio Preto. Com seis edições de sucesso em municípios como Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Ibicoara e Barra da Estiva, o Rally da Chapada promove a união entre o esporte a motor e o turismo de aventura, fortalecendo ainda mais a Chapada Diamantina como destino turístico de referência.

Continue Lendo

Mais lidas